SUBSTITUIÇÃO DO PAVILHÃO NACIONAL
Brasilia (DF) - No último domingo, 7 de maio, o 16º Batalhão Logístico participou da Cerimônia de Substituição do Pavilhão Nacional, que ocorreu na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Como parte da cerimônia, o batalhão teve a missão de receber e preparar a nova bandeira a ser hasteada, além de participar do arriamento e guarda da bandeira antiga.
A organização da cerimônia foi realizada pelo Exército Brasileiro (EB) e presidida pelo Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Ricardo Piai Carmona. Após as honras militares, a substituição do Pavilhão Nacional, que fica em um mastro especial de cem metros de altura, foi acompanhada por uma salva de gala de 21 tiros de canhão e pelo canto do Hino Nacional. Posteriormente, houve um desfile da tropa e uma apresentação da Banda Marcial do Exército.
Vale destacar que a Bandeira Nacional hasteada na Praça dos Três Poderes é substituída mensalmente, sempre no primeiro domingo de cada mês, em uma cerimônia solene coordenada pelo Ministério da Defesa. O revezamento na tarefa é realizado entre diferentes instituições militares, como o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal e o Governo do Distrito Federal.
A cerimônia de substituição do Pavilhão Nacional é um importante símbolo da soberania e unidade nacional, representando a continuidade e renovação da nação brasileira. A bandeira nacional é um dos símbolos mais importantes do país, e sua substituição é uma forma de homenageá-la e mantê-la sempre atualizada e bem cuidada.
Redes Sociais